22 junho 2002

É BUSH!

Saiu hoje no jornal: "Bush sugere exercícios e dieta".

Sim, o presidente dos Estados Unidos convocou a nação para malhar, comer direito, e visitar os médicos regularmente. Por quê? Segundo o próprio, "a evidência é clara: um EUA mais saudável é um EUA mais forte."

Depois dessa pérola de afirmação - quase bélica -, o ilustre manda-chuva ainda disse que o descuido com a saúde debilita a nação, devido aos altos custos dos serviços médicos. Os EUA gastam U$ 183 bilhões só para combater doenças cardíacas.

Aaaah, bom. Tá explicado. Os americanos devem suar a camiseta e ficar sem o Big-Mac-nosso-de-cada-dia, mas não é em vão. O esforço terá valido: o país economizará seus preciosos dólares, e todos viverão felizes para sempre, graças aos conselhos do mestre Bush - praticamente uma fadinha do Walt Disney, de pureza e bondade.

Obesos do primeiro mundo, cuidem-se. Visitem o doutor, comprem uma esteira elétrica e façam alguma coisa pela nação. Sim, porque o papai também não pode fazer tudo, não é? Papai já disse o que deve ser feito; agora é com vocês.

Inacreditável. O sujeito já nem disfarça. Em vez de aconselhar o povo a se exercitar para viver bem, para sofrer menos com as doenças cardíacas ou até para parecer mais bonito, não: vamos emagrecer para engordar o cofrinho, e vamos malhar para fortalecer a nação.

Veja a que ponto chegamos. Raciocínio é uma palavra que começa e termina no mesmo lugar: o bolso. Se você, por acaso, acabar baixando o nível do seu colesterol, isso será apenas uma conseqüência, um "plus". Mas o importante, mesmo, é reduzir os gastos.

Enquanto isso, nós, felizardos filhos desta pátria mãe gentil, não esquentamos a cabeça com despesas de serviços médicos - afinal, não temos problema nenhum, a saúde vai bem, obrigado, somos belos e nossas bundas já são bonitas por natureza.

De mais a mais, nosso coração está funcionando bem, aquecido pelo amor que temos pela nossa seleção-canarinho. Somos um país livre, somos organizados (principalmente o tráfico), temos o carnaval, a alegria, a simpatia e - não um, mas dois! - Ronaldos.

Querem mais o quê?

Esses americanos é que arrumam muito problema. Comem muito bacon, ficam fora de forma, e depois saem correndo atrás do prejuízo - literalmente. E só pensam em dinheiro, coitadinhos.

Vou te contar, esse Bush é uma crônica que já vem pronta.

Nenhum comentário: