23 fevereiro 2009

Gênio oriental

Outro dia eu tive uma insônia horrorosa que contraria o senso comum; em vez de pensamentos horripilantes e preocupações com direito a previsão de desgraças na família, tive uma ideia genial atrás da outra. Incríveis as minhas ideias. Começaram às duas da manhã e se empilharam pela madrugada adentro, derrubando qualquer chance de um cochilo sequer. Vi nascer o sol no dia mais genial da minha vida.

Tomei o café da manhã, ainda insone, e já meio perturbada com tanta produtividade. E a minha memória ia dando sinais de cansaço – esqueci metade das ideias geniais, mas pensei: que mal há nisso? A fartura é tanta, me viro muito bem com 30% dessa enxurrada criativa. Escrevo dois livros, um filme e uma peça de teatro, e ainda sobra para compor um refrão, vá lá, de boa linha melódica. Um refrão razoável, está bem.

Antes das 8h, contudo, eu já estava zonza e burra outra vez, com agravante: olheiras de urso panda. Faço força, mas não lembro nem meia ideia genial. Saio na rua tipo um zumbi, encho a cara de coca-cola e não me conformo com a estupidez: há um gênio em mim, mas ele dorme em pleno horário de expediente.

Deve ser um gênio oriental, vem me visitar e não liga para o fuso. Grandes coisas.

A outra possibilidade é que, na tontura da insônia, eu tenha ficado generosa comigo mesma e as minhas “ideais geniais”, vistas à luz do dia, sejam mera bobice. Sendo assim, melhor que fiquem no escuro mesmo, ou ainda vão me dar mais trabalho do que já estão dando agora.

Que a burrice nos rouba tempo, é verdade, mas a "genialidade" (entre aspas) é capaz de nos tomar dinheiro grande.

2 comentários:

Tácio Oliveira disse...

uahauahauahauahau!

Uns tempos atrás quando escrevia mais, me deparava com cascatas de criatividade em momentos em que não havia caneta alguma por perto, nem pra um lembrete. Ficava repetindo, repetindo mentalmente a ideia até ela se cansar de tanta redundância e ir pintar em outra freguesia.
Comecei a andar com bloco de notas, tudo anotava, mas nada produzia...rs

Comecei a me achar paranóico. Mas pelo jeito, essas cobranças intelecutais são (aspas) normais (fecha aspas). Ufa, posso dormir mais tranquilo!

Um beijo do Tácio

bibi disse...

Tácio, confesso que vc me tranquiliza também com seu comentário, kkkkk!
Ache que fosse só eu. A gente sempre acha, e achar faz parte da "genialidade" entre aspas. Hoho.
Beijos.